Bem vindo ao blog mericascais. Este espaço foi criado para a elaboração de um e-portfolio da Unidade Curricular de Psicologia da Aprendizagem, do Mestrado em Gestão de Sistemas de E-Learning (2010/2011).

Auto-Regulação na Aprendizagem

A Auto-Regulação na aprendizagem pode ser vista como os mecanismos e acções que o aluno vai adoptando ao longo do seu percurso educativo de forma a  poder alcançar os objectivos que lhe foram propostos.Trata-se uma análise continua auto-crítica e auto-avaliativa em que o aluno vai criando as suas próprias estratégias para manter ou elevar os seus níveis motivacionais, tendo em conta a sua experiência, valores e o seu conhecimento previamente  adquirido e assim adquirir e desenvolver conhecimento de forma sustentada em todo o processo de aprendizagem.

Numa perspectiva sócio-cognitiva, Garcia e Pintrich (1994) consideram que a auto-regulação da aprendizagem se refere à monitorização, controlo e regulação por parte dos alunos, dos seus próprios comportamentos e actividades cognitivas.

As fases da auto-regulação:



Encontra-se implícito no conceito:

- o papel central que o aluno assume no processo de aprendizagem (em consonância com o defendido pelas teses construtivistas do ensino/aprendizagem)
- o aluno desenvolve as suas próprias capacidades cognitivas e meta-cognitivas, percepções  e significados acerca do que lhe rodeia, influenciado por factores sociais, culturais e  pessoais.
- A importância do papel motivacional no percurso de aprendizagem: a percepção da auto-eficácia consciencialização das responsabilidades, manter níveis de concentração elevados

0 comentários:

Enviar um comentário