A Auto-Regulação na aprendizagem pode ser vista como os mecanismos e acções que o aluno vai adoptando ao longo do seu percurso educativo de forma a poder alcançar os objectivos que lhe foram propostos.Trata-se uma análise continua auto-crítica e auto-avaliativa em que o aluno vai criando as suas próprias estratégias para manter ou elevar os seus níveis motivacionais, tendo em conta a sua experiência, valores e o seu conhecimento previamente adquirido e assim adquirir e desenvolver conhecimento de forma sustentada em todo o processo de aprendizagem.
Numa perspectiva sócio-cognitiva, Garcia e Pintrich (1994) consideram que a auto-regulação da aprendizagem se refere à monitorização, controlo e regulação por parte dos alunos, dos seus próprios comportamentos e actividades cognitivas.
As fases da auto-regulação:
Encontra-se implícito no conceito:
- o papel central que o aluno assume no processo de aprendizagem (em consonância com o defendido pelas teses construtivistas do ensino/aprendizagem)
- o aluno desenvolve as suas próprias capacidades cognitivas e meta-cognitivas, percepções e significados acerca do que lhe rodeia, influenciado por factores sociais, culturais e pessoais.
- A importância do papel motivacional no percurso de aprendizagem: a percepção da auto-eficácia consciencialização das responsabilidades, manter níveis de concentração elevados
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